Pular para o conteúdo principal

Conhecendo as Partes do Violão

Conhecer o nome das partes do violão é essencial para quem está aprendendo a tocar esse instrumento, e é por isso que vamos conhecer mais sobre isso no artigo de hoje.

O violão é conhecido por muitos como um instrumento clássico e, na prática é usado como o instrumento musical base na música popular em todo o mundo.

Agora, vamos aplicar um pouco do que aprendemos até aqui no site e conhecer este magnífico instrumento conhecendo suas partes:

As partes do violão:

1. Cabeça ou Mão. É a parte mais extrema do violão, ligada ao braço e onde ficam as tarrachas.

mão do violão

2. Tarrachas. As tarrachas são pequenas peças, de metal ou plástico duro, ficam na cabeça do violão e permitem afinar as cordas do violão.

3. Pestana. Esta é uma pequena tira de material duro que suporta as cordas na ligação onde o braço se une à cabeça. A pestana pode ser feita de plástico, osso, grafite, latão ou qualquer outro meio duro e recuado de modo a fixar as cordas em posição. A pestana atua como um dos vários pontos finais auxiliando na tensão da corda.

4. Braço. O braço do violão é uma longa tábua de madeira onde são colocados os trastes de metal que compõe a escala da guitarra.

5. Traste. São tiras feitas de metal, em alguns casos feitos de liga de níquel, os trastes servem para delimitar as casas, que definem as notas que serão tocadas quando pressionadas sobre os trastes.

6. Corpo. O corpo do violão é uma cavidade de eco projetando as vibrações através da boca de som, que permite que o som do violão seja claramente ouvido mesmo sem caixa de amplificação.

partes do violão

7. Boca. Permite que o som amplificado das cordas saia do instrumento.

8. Ponte. Onde as cordas terminam (ou começam) no corpo.

9. Tampo. Parte de cima do corpo, onde fica a boca.

10. Rastilho. Apoio das cordas na ponte, definindo a altura correta que devem estar em relação ao braço do instrumento.

11. Mosaico. Desenho decorativo ao redor da boca.

12. Cordas. Uma das partes do violão mais importantes. São as cordas que produzem o som do violão, elas ficam distribuídas entre a ponte e a cabeça, passando pelo braço. Os violões normalmente tem 6 cordas, mas existem modelos de 12 cordas.

13. Cavalete. O cavalete é uma parte disposta na parte de baixo do corpo do violão. O material de fabricação do cavalete pode variar de acordo com o tipo das cordas, pois uma de suas funções é prendê-las. As cordas de aço exigem cavaletes mais resistentes.

cavalete do violão

Agora que você já viu as partes do violão, salve essa página no seu navegador ou imprima estas informações em uma folha. Dessa forma, sempre que eu ou qualquer um fizer uma referência ou explicar algo que envolva os nomes citados, você poderá consultar.

Se ficar alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. E compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a aprender a tocar violão de forma rápida e prática:

O post Conhecendo as Partes do Violão apareceu primeiro em Como Tocar Violão.



source https://comotocarviolao.art/partes/

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violão de e

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violã

Aprenda os Jargões do Violão

Para as pessoas que estão começando a aprender a tocar violão podem se deparar com algumas palavras que parecem estranhas à primeira vista. Por isso, para você se familiarizar com os assuntos e entender o que está sendo falado, é muito importante conhecer os jargões do violão para não ficar perdido em nenhuma conversa. Nós sabemos o quanto o violão é um instrumento popular e podemos ver isso em todas as estações de rádio, TV e internet que a grande maioria das músicas possuem um violão como base. Quase todos os tipos de música na cultura pop moderna têm alguma influência do violão de uma maneira ou de outra. E essa popularidade leva influências do jargão do violão para vários instrumentos e teoria da música. Por isso, é vital importância que os novatos se dediquem em conhecer as palavras do violão e isso irá te ajudar a compreender melhor todo o meio da música. Do que é composto o jargão do violão As palavras que compõem o jargão do violão possuem várias origens diferentes e