Pular para o conteúdo principal

Como Cuidar do Seu Violão

Se você é um músico profissional ou uma pessoa que gosta de sentar e tocar seu violão em casa, é muito importante que você cuide do seu violão para que ele te acompanhe por longos anos.

Hoje, os fabricantes de violão têm tomado muitos cuidados para projetar seus produtos e a realidade dos diferentes tipos de madeira para criar um instrumento visualmente agradável.

Isso também fornece uma ressonância que pode ser exclusiva para o tipo específico de violão.

Um violonista deve ficar de olho em seu instrumento: primeiro, para preservar a beleza de um bom violão de madeira e, em segundo lugar, para manter o instrumento nas melhores condições possíveis.

Aqui estão algumas sugestões para você cuidar bem do seu violão:

Limpe seu violão regularmente

Limpe regularmente a parte superior, lateral e traseira do seu violão.

Mas tome cuidado, o violão possui madeiras muito específicas então não use qualquer produto de limpeza nele.

Prefira comprar um dos produtos especificamente criados para a limpeza da madeira de violão.

Se você mantiver o hábito de executar uma correta limpeza a cada mês ou menos, dependendo da sua rotina de uso do instrumento, seu violão sempre ficará bonito.

Limpe os trastes sempre que trocar de cordas

Os trastes são muito castigados e esquecidos quando o assunto é limpeza.

Eles acumulam toda a gordura natural de nossas mãos e com o uso frequente isso pode acarretar vários problemas.

Então, toda vez que trocar de cordas tome o costume de fazer uma limpeza criteriosa e detalhada em cada traste.

Assim eles vão manter a sonoridade num nível bom por mais tempo.

Não deixe seu violão no sol.

Nunca exponha seu instrumento ao sol durante períodos prolongados.

O calor e a luz do sol podem acabar prematuramente com o acabamento e a madeira finamente trabalhada do violão é vista desbotada da noite para o dia.

Se for preciso ficar em algum ambiente com luz do sol direta em seu instrumento, caso você esteja se apresentando em um local aberto, uma vez ou outra não tem tanto problema.

Mas deixar seu violão encostado em um canto recebendo luz do sol é um crime imperdoável e quem fizer isso deveria ser prezo.

Proteja seu violão da água a qualquer custo

Estou falando de qualquer tipo de umidade aqui, e posso ser um dos inimigos mais ardilosos para a saúde do seu violão.

Chuva, nem tem o que dizer. Você deve ficar todo molhado enquanto esconde seu violão debaixo do guarda chovas.

E em tempos onde a umidade do ar está grande, coloque algum produto com sílica gel, ou produtos similares, dentro do estojo do seu violão e o deixe a salvo.

Limpe as partes metálicas do seu violão

Limpe regularmente todas as partes metálicas do seu violão com um bom componente de limpeza de metal.

O cromo e o níquel são conhecidos por corrosão e manchas, especialmente em certos ambientes.

Por isso tenha um produto recomendado para o fabricante para fazer a limpeza dessas partes do violão.

E cuide bem das tarraxas, lembre-se que elas são suas amigas para manter a afinação do seu violão em ordem.

Nuca deixe seu violão cair

cuidado de usar violão com correia

Você já deve ter visto cenas de pessoas caindo com um copo de cerveja na mão onde ela não deixa nem uma gota cair, certo?

Com seu violão não deve ser diferente, mantenha ele a salvo a qualquer custo.

E tome sempre o cuidado de usar a correia do violão corretamente ajustada e não tire de forma alguma o violão sem segurar firme em seu braço.

Leve seu violão em um luthier

Sempre que tiver qualquer problema, ou para dar manutenção preventiva visite um luthier regularmente para uma análise abrangente do seu instrumento.

Pelo menos uma vez por ano se você é um violonista profissional. Ou uma vez a cada cinco anos se você é amador.

Independentemente do quão bom o seu violão pareça estar é necessário um olhar profissional para ver detalhes que somente um bom luthier pode identificar e concertar.

Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a aprender a tocar violão de forma rápida e prática:

O post Como Cuidar do Seu Violão apareceu primeiro em Como Tocar Violão.



source https://comotocarviolao.art/como-cuidar/

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violão de e

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violã

Aprenda os Jargões do Violão

Para as pessoas que estão começando a aprender a tocar violão podem se deparar com algumas palavras que parecem estranhas à primeira vista. Por isso, para você se familiarizar com os assuntos e entender o que está sendo falado, é muito importante conhecer os jargões do violão para não ficar perdido em nenhuma conversa. Nós sabemos o quanto o violão é um instrumento popular e podemos ver isso em todas as estações de rádio, TV e internet que a grande maioria das músicas possuem um violão como base. Quase todos os tipos de música na cultura pop moderna têm alguma influência do violão de uma maneira ou de outra. E essa popularidade leva influências do jargão do violão para vários instrumentos e teoria da música. Por isso, é vital importância que os novatos se dediquem em conhecer as palavras do violão e isso irá te ajudar a compreender melhor todo o meio da música. Do que é composto o jargão do violão As palavras que compõem o jargão do violão possuem várias origens diferentes e