Pular para o conteúdo principal

História do Violão

O violão se tornou um dos instrumentos musicais mais populares hoje em dia. Porém não é de hoje que conquistou esse posto. Por isso vamos ver hoje um pouco mais sobre a história do violão.
A maioria dos tipos de música que se ouve hoje em dita em rádio e nas plataformas de músicas. Pop, rock, reggae, blues, baladas e tudo mais é influenciado e tem o violão como instrumento de base.
O violão, juntamente com a bateria e o piano compõem o conjunto de equipamentos básicos da cena musical moderna.
A tocabilidade do violão o tornou um instrumento popular. Um violão pode ser tocado por uma criança que aprende ou por um violonista experiente.
O violão serve de ótimo acompanhamento para qualquer música. Além disso, hoje, com o uso de pedaleiras, os violões podem emular os sons de guitarra e outros instrumentos.
O violão está continuamente ampliando seus horizontes.
Com as funções e características do violão na música moderna, não se pode deixar de pensar no início do instrumento.
Este artigo tenta dar uma breve história do maravilhoso instrumento musical, que é o violão.

De onde veio o violão?


Quadro de um homem tocando violão, parte da história do violão.

A criação do violão não pode ser atribuída a uma única pessoa.
O violão surgiu através da evolução de vários instrumentos considerados seus antecessores.
Sua imagem também sofreu mudanças ao longo dos séculos.
Hoje, tocar violão é um símbolo de talento e proeza musical, mas durante os primeiros tempos, o violão era realmente um símbolo de ser pobre e foi refutado pela maioria dos músicos clássicos.

Predecessores

Houve muitos instrumentos musicais parecidos com o violão nos tempos antigos, até pelo menos 5.000 anos atrás.
Instrumentos que se parecem com o violão eram vistos em estátuas que foram recuperadas em expedições arqueológicas na região iraniana de Susa.
No entanto, a primeira menção documentada do instrumento data do século XIV.
Naquela época, o referido instrumento antecessor ao violão tinha três pares de cordas e uma única corda com o tom mais alto.
Alguns dizem que a palavra “guitarra” (nome do violão em outros idiomas) veio da palavra “quitara”. Qitara é um nome árabe para os diferentes tipos de alaúdes durante os primeiros tempos.
Veja nesse vídeo mais informações legais sobre a história do violão


Evolução do violão na história

O violão, como a conhecemos, tem origem em Espanha.
Acredita-se que o povo de Málaga inventou o instrumento. O violão evoluiu de ter três pares de cordas para quatro pares de cordas e, eventualmente, seis cordas simples.
O violão começou a se tornar popular no século 16. Ele foi tocado pela classe média da época.
O violão teve uma evolução séria durante o século XVIII: as cordas duplas foram substituídas por cordas simples e uma sexta corda foi adicionada.
No século XIX, Antônio Torres de Jurado deu origem ao violão clássico. Basicamente, ele aumentou o tamanho do corpo do violão.
O violão ainda lutava durante estes tempo porque era considerado como um instrumento para as tabernas – um instrumento que não pode ser usado para a música clássica.
Na Espanha, onde as pessoas odiavam o piano, o violão encontrou refúgio. No entanto, também foi manchado de pontos de vista que os violões são para indesejáveis.

Do violão surge a guitarra

A guitarra elétrica moderna nasceu em 1931 como uma nova evolução do violão. Em muitos idiomas o violão se chama guitarra e a guitarra seria um equivalente a simplesmente: violão elétrico, se usássemos a mesma regra no Brasil.
A guitarra usa captadores eletrônicos para poder produzir som. Os captadores convertem as vibrações das cordas em sinais elétricos.
O corpo da guitarra é semissólido ou sólido, dependendo do design.
Assim, na evolução do violão como um instrumento a guitarra representa um grande salto de tecnologia. Não mais dependia da estrutura e construção do corpo, mas da qualidade dos captadores e da mesa de som.
Os sons da guitarra podem ser alterados para se conseguir um tom e efeito desejado. O uso de pedais e pedaleiras deu à guitarra uma grande variedade de sons.
Assim, o violão e aguitarra estão continuamente ganhando popularidade em todos os campos da música, mesmo na música clássica.
O violão é um instrumento musical muito dinâmico.
Através da evolução, o violão tem feito a sua marca na cena musical moderna. De instrumentos grosseiros com muitas variações, o violão tornou-se um instrumento de prestígio e muito procurado.
Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a aprender a tocar violão de forma rápida e prática:
O post História do Violão apareceu primeiro em Como Tocar Violão.

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo as Partes do Violão

Conhecer o nome das partes do violão é essencial para quem está aprendendo a tocar esse instrumento, e é por isso que vamos conhecer mais sobre isso no artigo de hoje. O violão é conhecido por muitos como um instrumento clássico e, na prática é usado como o instrumento musical base na música popular em todo o mundo. Agora, vamos aplicar um pouco do que aprendemos até aqui no site e conhecer este magnífico instrumento conhecendo suas partes: As partes do violão: 1. Cabeça ou Mão. É a parte mais extrema do violão, ligada ao braço e onde ficam as tarrachas. 2. Tarrachas. As tarrachas são pequenas peças, de metal ou plástico duro, ficam na cabeça do violão e permitem afinar as cordas do violão. 3. Pestana. Esta é uma pequena tira de material duro que suporta as cordas na ligação onde o braço se une à cabeça. A pestana pode ser feita de plástico, osso, grafite, latão ou qualquer outro meio duro e recuado de modo a fixar as cordas em posição. A pestana atua como um dos vários pontos...

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violão de e...

Como Praticar Mudanças de Acordes

Existem poucas pessoas no mundo que podem aprender uma habilidade imediatamente e se tornar um mestre sem ter tempo para praticar. Geralmente, consideramos essas pessoas gênios ou prodígios. Para o resto de nós, dominar uma nova habilidade requer muito tempo e muito esforço. Também é preciso muita dedicação, porque às vezes o intervalo de tempo entre iniciar e tornar-se proficiente pode parecer inteiramente muito longo. Quando se trata de aprender a tocar um instrumento musical , a prática é incrivelmente vital. Há muita pouca chance de que, na primeira vez em que você pegar um violoncelo ou sentar ao piano, seja capaz de emitir um som que se assemelhe a música. Mas com um pouco de tempo e esforço e as instruções corretas, você logo descobrirá que sua prática valeu a pena. Isso é verdade se você toca um instrumento clássico ou deseja aprender a tocar violão. Há um velho ditado na comunidade musical que você toca da maneira que pratica. Essencialmente, isso significa que, se vo...