Pular para o conteúdo principal

História do Violão

O violão se tornou um dos instrumentos musicais mais populares hoje em dia. Porém não é de hoje que conquistou esse posto. Por isso vamos ver hoje um pouco mais sobre a história do violão.
A maioria dos tipos de música que se ouve hoje em dita em rádio e nas plataformas de músicas. Pop, rock, reggae, blues, baladas e tudo mais é influenciado e tem o violão como instrumento de base.
O violão, juntamente com a bateria e o piano compõem o conjunto de equipamentos básicos da cena musical moderna.
A tocabilidade do violão o tornou um instrumento popular. Um violão pode ser tocado por uma criança que aprende ou por um violonista experiente.
O violão serve de ótimo acompanhamento para qualquer música. Além disso, hoje, com o uso de pedaleiras, os violões podem emular os sons de guitarra e outros instrumentos.
O violão está continuamente ampliando seus horizontes.
Com as funções e características do violão na música moderna, não se pode deixar de pensar no início do instrumento.
Este artigo tenta dar uma breve história do maravilhoso instrumento musical, que é o violão.

De onde veio o violão?


Quadro de um homem tocando violão, parte da história do violão.

A criação do violão não pode ser atribuída a uma única pessoa.
O violão surgiu através da evolução de vários instrumentos considerados seus antecessores.
Sua imagem também sofreu mudanças ao longo dos séculos.
Hoje, tocar violão é um símbolo de talento e proeza musical, mas durante os primeiros tempos, o violão era realmente um símbolo de ser pobre e foi refutado pela maioria dos músicos clássicos.

Predecessores

Houve muitos instrumentos musicais parecidos com o violão nos tempos antigos, até pelo menos 5.000 anos atrás.
Instrumentos que se parecem com o violão eram vistos em estátuas que foram recuperadas em expedições arqueológicas na região iraniana de Susa.
No entanto, a primeira menção documentada do instrumento data do século XIV.
Naquela época, o referido instrumento antecessor ao violão tinha três pares de cordas e uma única corda com o tom mais alto.
Alguns dizem que a palavra “guitarra” (nome do violão em outros idiomas) veio da palavra “quitara”. Qitara é um nome árabe para os diferentes tipos de alaúdes durante os primeiros tempos.
Veja nesse vídeo mais informações legais sobre a história do violão


Evolução do violão na história

O violão, como a conhecemos, tem origem em Espanha.
Acredita-se que o povo de Málaga inventou o instrumento. O violão evoluiu de ter três pares de cordas para quatro pares de cordas e, eventualmente, seis cordas simples.
O violão começou a se tornar popular no século 16. Ele foi tocado pela classe média da época.
O violão teve uma evolução séria durante o século XVIII: as cordas duplas foram substituídas por cordas simples e uma sexta corda foi adicionada.
No século XIX, Antônio Torres de Jurado deu origem ao violão clássico. Basicamente, ele aumentou o tamanho do corpo do violão.
O violão ainda lutava durante estes tempo porque era considerado como um instrumento para as tabernas – um instrumento que não pode ser usado para a música clássica.
Na Espanha, onde as pessoas odiavam o piano, o violão encontrou refúgio. No entanto, também foi manchado de pontos de vista que os violões são para indesejáveis.

Do violão surge a guitarra

A guitarra elétrica moderna nasceu em 1931 como uma nova evolução do violão. Em muitos idiomas o violão se chama guitarra e a guitarra seria um equivalente a simplesmente: violão elétrico, se usássemos a mesma regra no Brasil.
A guitarra usa captadores eletrônicos para poder produzir som. Os captadores convertem as vibrações das cordas em sinais elétricos.
O corpo da guitarra é semissólido ou sólido, dependendo do design.
Assim, na evolução do violão como um instrumento a guitarra representa um grande salto de tecnologia. Não mais dependia da estrutura e construção do corpo, mas da qualidade dos captadores e da mesa de som.
Os sons da guitarra podem ser alterados para se conseguir um tom e efeito desejado. O uso de pedais e pedaleiras deu à guitarra uma grande variedade de sons.
Assim, o violão e aguitarra estão continuamente ganhando popularidade em todos os campos da música, mesmo na música clássica.
O violão é um instrumento musical muito dinâmico.
Através da evolução, o violão tem feito a sua marca na cena musical moderna. De instrumentos grosseiros com muitas variações, o violão tornou-se um instrumento de prestígio e muito procurado.
Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a aprender a tocar violão de forma rápida e prática:
O post História do Violão apareceu primeiro em Como Tocar Violão.

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violão de e

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violã

Aprenda os Jargões do Violão

Para as pessoas que estão começando a aprender a tocar violão podem se deparar com algumas palavras que parecem estranhas à primeira vista. Por isso, para você se familiarizar com os assuntos e entender o que está sendo falado, é muito importante conhecer os jargões do violão para não ficar perdido em nenhuma conversa. Nós sabemos o quanto o violão é um instrumento popular e podemos ver isso em todas as estações de rádio, TV e internet que a grande maioria das músicas possuem um violão como base. Quase todos os tipos de música na cultura pop moderna têm alguma influência do violão de uma maneira ou de outra. E essa popularidade leva influências do jargão do violão para vários instrumentos e teoria da música. Por isso, é vital importância que os novatos se dediquem em conhecer as palavras do violão e isso irá te ajudar a compreender melhor todo o meio da música. Do que é composto o jargão do violão As palavras que compõem o jargão do violão possuem várias origens diferentes e