Pular para o conteúdo principal

Métodos de Afinação do Violão

Guia essencial para afinar seu violão. O violão é um instrumento tão simples e conveniente: basta abrir a caixa e começar a tocar.
Bem, não é assim tão simples. Uma boa prática antes de tocar o violão é afiná-lo primeiro.
Afinar o violão antes de começar a tocar garantirá que você irá executar uma música harmoniosa; para cada corda tem uma nota específica para tocar e mesmo que apenas uma delas fique fora de sintonia, todo o resto ficará desordenado.
Entretanto, é interessante saber que alguns violões podem não precisar de afinação tão frequente, violões bem construídos e feitos com material de qualidade geralmente podem segurar a afinação por bastante tempo.
Naturalmente esses violões são mais caros, mas exigem menos cuidado com afinação.
O violão apresenta uma forma específica de afinação porque tem seis cordas, cada uma das quais tem uma nota específica onde deve ser afinada.
Os números de cordas, como mais popularmente conhecido, de cima para baixo são 6, 5, 4, 3, 2, 1, enquanto as notas musicais de cada nota, na mesma ordem, são: mi, la, re, sol, si, e mi ou E, A, D, G, B e E, respectivamente.
Para afinar o violão corretamente, deve-se ter um instrumento que funcione como diapasão ou algo que emita um som na nota correta de referência.

Formas comuns de afinar o violão

Primeiramente é preciso entender que existem várias formas de afinação do violão. E algumas podem ter um resultado melhor que outras, dependendo do músico.



tarrachas de afinação do violão

Claro que hoje em dia existem vários aplicativos que permitem afinar o violão pelo celular de forma quase perfeita.
Mas se você pretende levar a sério o seu aprendizado na música você deveria descartar essa opção logo de início.
A afinação “de ouvido” do violão permite um desenvolvimento aguçado e essencial do ouvido do músico, e garante que você colha benefícios muito bons no futuro em relação aos músicos que se acostumam afinar pelo celular.
Obviamente a afinação com uso de celular é quase perfeita e nada deixa a desejar para os melhores músicos com ouvidos absolutos. Mas não comece por esse caminho, aprenda afinar o seu violão de ouvido e verá o resultado incrível a longo prazo.

Afinar o violão com diapasão

Um diapasão é um pequeno instrumento de sopro que emite uma nota musical. É muito comum encontrar o diapasão que emite o som da nota Lá (A).
Assim, você irá afinar o seu violão nessa corda (corda de Lá) e depois irá afinar as outras cordas do violão a partir da corda que já está afinada.

Afinar o violão com o pulso de telefone

Muitos não sabem, mas quando você tira o telefone do gancho e escuta aquele pulso de que a linha está liberada, a nota que você ouve também está na frequência de Lá (A).
Isso significa que você pode afinar o violão usando esse pulso como um diapasão e afinar o restante do violão usando a corda afinada como referência.

Afinar o violão usando aplicativo de celular

Você também pode afinar o violão usando um aplicativo sem perder a capacidade de aprimorar o ouvido para afinação.
No caso em que não tiver disponível nenhuma das opções acima, afine apenas uma corda do violão usando o aplicativo de celular e depois afine as demais cordas usando a corda afinada como referência.
Assim você garante que vai treinar o seu ouvido usando uma ferramenta prática e disponível nas mãos de todos.

Afinar o violão usando pedaleira ou afinador eletrônico

Com a evolução da tecnologia existem hoje várias opções eletrônicas para afinar os instrumentos musicais.
Obviamente essas opções são melhores e possuem um maior grau de perfeição em relação aos aplicativos de celulares.
As pedaleiras em grande maioria já vêm com esse recurso de fábrica, e há também os afinadores eletrônicos portáteis.
De todo modo, nunca deixe de treinar o seu ouvido para afinar você mesmo quando precisar.
Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a aprender a tocar violão de forma rápida e prática:
O post Métodos de Afinação do Violão apareceu primeiro em Como Tocar Violão.

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violão de e

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violã

Aprenda os Jargões do Violão

Para as pessoas que estão começando a aprender a tocar violão podem se deparar com algumas palavras que parecem estranhas à primeira vista. Por isso, para você se familiarizar com os assuntos e entender o que está sendo falado, é muito importante conhecer os jargões do violão para não ficar perdido em nenhuma conversa. Nós sabemos o quanto o violão é um instrumento popular e podemos ver isso em todas as estações de rádio, TV e internet que a grande maioria das músicas possuem um violão como base. Quase todos os tipos de música na cultura pop moderna têm alguma influência do violão de uma maneira ou de outra. E essa popularidade leva influências do jargão do violão para vários instrumentos e teoria da música. Por isso, é vital importância que os novatos se dediquem em conhecer as palavras do violão e isso irá te ajudar a compreender melhor todo o meio da música. Do que é composto o jargão do violão As palavras que compõem o jargão do violão possuem várias origens diferentes e