Pular para o conteúdo principal

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som.
Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher:

Violão acústico

Se alguém quiser ir para o mundo do violão, você pode começar a aprender com um violão acústico.
Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes.
Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons.
As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão.
Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira.
O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles:

1) Violão Clássico



Violão clássico acustico
Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violão de escolha para novatos.
As cordas são geralmente feitas de nylon. Estes são geralmente tocados em uma posição sentada padrão e usados em tocar música clássica.
Os violões flamencos são quase semelhantes aos violões clássicos; no entanto, estes violões produzem sons mais nítidos e mais finos do que os clássicos.

2) Violão Eletroacústico

O Violão Eletroacústico é basicamente um violão normal acústico, que apesar de ser também acústico possui um sistema de captação elétrica por meio de microfones internos.
A grande parte dos violões acústicos feitos hoje em dia possuem essa característica.

3) Violão Folk



Violão folk
O violão chamado de folk tem feito muito sucesso entre os violonistas por sua característica marcante de tamanho que chama atenção.
O corpo do violão folk tem dimensões maiores que o violão tradicional e tem traços mais diferenciados.
O corpo maior oferece uma capacidade acústica maior, o que deixa o timbre mais encorpado, que é ótimo para ressaltar as notas mais graves.
O braço desse modelo é um pouco mais fino e nele são utilizadas cordas de aço.

4) Violão de 12 cordas

Um violão normalmente tem 6 cordas, mas o violão de 12 cordas, como seu nome indica, tem 12 cordas.
Cada corda é acompanhada por outra corda com a mesma nota, mas geralmente é afinada em uma oitava mais alta, bem similar a características das violas.
Este tipo de violão produz um efeito semi-chorus que é muito agradável para os ouvidos.
Não existem diferenças no padrão de afinação do violão de 12 cordas para o violão de 6 cordas.
Então a estrutura dos acordes é exatamente a mesma, a única diferença é que o violonista precisa se habituar com a forma de pressionar as cordas e acostumar a aplicar um pouquinho a mais de força para tirar o som perfeito.
Também precisa praticar o uso com palhetas, pois tem que ferir as cordas de forma diferente para tocar as duas cordas com a mesma intensidade.
Mas não é nada que um pouco de treino não resolva.

5) Violão Ressonador



Este tipo de violão é similar ao violão normal, mas o aço no meio da placa de som é usado para ressonar o som da vibração das cordas do violão.
Isto produz um som muito fino e distinto.Estes violões são usados geralmente em tocar o blues.
Há também variações do violão ressonador; O violão ressonador de pescoço quadrado é tocado no colo como um piano ou órgão.
O violão ressonador de pescoço redonda é tocada como um violão comum. Os violões ressonadores trabalham muito bem com slides de vidro ou metal.

Guitarra

Talvez você não tenha prestado atenção nesse detalhe, mas a guitarra é um tipo de violão.
Inclusive, em outros idiomas a guitarra é chamada apenas de “violão elétrico” em tradução livre.
As guitarras fazem uso de captadores eletrônicos para amplificar as vibrações das cordas das coras.
E diferente dos violões, elas precisam ser conectadas a amplificadores elétricos, já que não possuem corpo de ressonância, já que o seu corpo é sólido e usado para ligação dos circuitos elétricos.
Estes são alguns dos tipos básicos de violões que estão disponíveis no mercado para todos, claro que existem muitos outros e sempre surgem novas opções.
Cada um deles tem suas próprias características de som e estilo, por isso, quando for comprar o seu violão, escolha o que melhor se adapta às suas preferências.
Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a aprender a tocar violão de forma rápida e prática:
O post Quais são os Diferentes Tipos de Violão apareceu primeiro em Como Tocar Violão.

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda os Jargões do Violão

Para as pessoas que estão começando a aprender a tocar violão podem se deparar com algumas palavras que parecem estranhas à primeira vista. Por isso, para você se familiarizar com os assuntos e entender o que está sendo falado, é muito importante conhecer os jargões do violão para não ficar perdido em nenhuma conversa. Nós sabemos o quanto o violão é um instrumento popular e podemos ver isso em todas as estações de rádio, TV e internet que a grande maioria das músicas possuem um violão como base. Quase todos os tipos de música na cultura pop moderna têm alguma influência do violão de uma maneira ou de outra. E essa popularidade leva influências do jargão do violão para vários instrumentos e teoria da música. Por isso, é vital importância que os novatos se dediquem em conhecer as palavras do violão e isso irá te ajudar a compreender melhor todo o meio da música. Do que é composto o jargão do violão As palavras que compõem o jargão do violão possuem várias origens diferentes e...

Conhecendo as Partes do Violão

Conhecer o nome das partes do violão é essencial para quem está aprendendo a tocar esse instrumento, e é por isso que vamos conhecer mais sobre isso no artigo de hoje. O violão é conhecido por muitos como um instrumento clássico e, na prática é usado como o instrumento musical base na música popular em todo o mundo. Agora, vamos aplicar um pouco do que aprendemos até aqui no site e conhecer este magnífico instrumento conhecendo suas partes: As partes do violão: 1. Cabeça ou Mão. É a parte mais extrema do violão, ligada ao braço e onde ficam as tarrachas. 2. Tarrachas. As tarrachas são pequenas peças, de metal ou plástico duro, ficam na cabeça do violão e permitem afinar as cordas do violão. 3. Pestana. Esta é uma pequena tira de material duro que suporta as cordas na ligação onde o braço se une à cabeça. A pestana pode ser feita de plástico, osso, grafite, latão ou qualquer outro meio duro e recuado de modo a fixar as cordas em posição. A pestana atua como um dos vários pontos...

Como Praticar Mudanças de Acordes

Existem poucas pessoas no mundo que podem aprender uma habilidade imediatamente e se tornar um mestre sem ter tempo para praticar. Geralmente, consideramos essas pessoas gênios ou prodígios. Para o resto de nós, dominar uma nova habilidade requer muito tempo e muito esforço. Também é preciso muita dedicação, porque às vezes o intervalo de tempo entre iniciar e tornar-se proficiente pode parecer inteiramente muito longo. Quando se trata de aprender a tocar um instrumento musical , a prática é incrivelmente vital. Há muita pouca chance de que, na primeira vez em que você pegar um violoncelo ou sentar ao piano, seja capaz de emitir um som que se assemelhe a música. Mas com um pouco de tempo e esforço e as instruções corretas, você logo descobrirá que sua prática valeu a pena. Isso é verdade se você toca um instrumento clássico ou deseja aprender a tocar violão. Há um velho ditado na comunidade musical que você toca da maneira que pratica. Essencialmente, isso significa que, se vo...