Pular para o conteúdo principal

Aprenda os Jargões do Violão

Para as pessoas que estão começando a aprender a tocar violão podem se deparar com algumas palavras que parecem estranhas à primeira vista.

Por isso, para você se familiarizar com os assuntos e entender o que está sendo falado, é muito importante conhecer os jargões do violão para não ficar perdido em nenhuma conversa.

Nós sabemos o quanto o violão é um instrumento popular e podemos ver isso em todas as estações de rádio, TV e internet que a grande maioria das músicas possuem um violão como base.

Quase todos os tipos de música na cultura pop moderna têm alguma influência do violão de uma maneira ou de outra.

E essa popularidade leva influências do jargão do violão para vários instrumentos e teoria da música.

Por isso, é vital importância que os novatos se dediquem em conhecer as palavras do violão e isso irá te ajudar a compreender melhor todo o meio da música.

Jargões do violão

Do que é composto o jargão do violão

As palavras que compõem o jargão do violão possuem várias origens diferentes e foram construídas ao longo dos anos carregando características da história do violão.

Então é possível identificar palavras de várias origens, vários idiomas e vários contextos históricos que hoje juntas representam toda a magia em torno desse instrumento.

A primeira parte das palavras que você vai escutar dizem respeito ao nome das partes do violão.

E essa parte é mais antiga e já possuem nomes mais familiares em nosso idioma, mas que podem ser completamente desconhecidas por leigos.

Outra parte das palavras advêm da teoria musical geral, e são palavras que não compõem apenas o jargão do violão, mas de qualquer instrumento musical, até mesmo no canto.

A parte que está sempre mudando e acrescentando novas palavras sãos as técnicas de execução do instrumento.

E neste casso temos muitas palavras que surgiram nos últimos anos com o surgimento da guitarra.

Em função da guitarra ter se popularizado em países de língua inglesa, muitas técnicas carregam nomes nesses idiomas.

Então vamos lá descobrir quais sãos essas palavras que todo iniciante no violão deve aprender:

Corpo

Isso também é conhecido como caixa de som. Esta é a maior parte de violão e vem em diferentes formas e tamanhos.

Os violões costumam ter um corpo oco, enquanto os violões têm corpos sólidos ou semissólidos.

Os violões têm corpos ocos porque dependem da estrutura do corpo para a ressonância sonora. Guitarras elétricas usam captadores eletrônicos para amplificar o som.

Cabeça, Mão ou Headstock

O é a parte no final do violão que segura as tarraxas de afinação. Está conectado ao braço do violão.

Pestana ou Osso

A pestana é a peça entre o braço do violão e a mão. É uma pequena haste com vincos para direcionar e apoiar as cordas do violão no lugar.

Trastes

Os trastes são pequenas hastes de metal que tem a função de separar e marcar as casas do violão, possibilitando a formação das notas ao pressionar as cordas sobre os trastes.

Captador

Um captador é um dispositivo eletrônico que funciona como um microfone.

Ele capta as vibrações das cordas e converte essas vibrações em impulsos elétricos para jogar o som em caixas de sons ou amplificadores.

Amp ou Amplificador

O amplificador é como uma caixa de som onde os sons do violão ou guitarra são reproduzidos.

Capo ou Capotraste

Este é um dispositivo que serve para pressionar todas as cordas do violão ao mesmo tempo.

Isso permite que você toque as mesmas estruturas de acordes, mas com um tom diferente.

Riff

Os riffs são originários da guitarra, mas comuns no violão, são pequenos trechos de um solo de uma música.

Tablatura

Tablaturas de violão são uma forma de escrever como as músicas devem ser tocadas.

É semelhante a partituras (com notas e outros símbolos musicais), mas as notas são traduzidas em tempo apenas indica qual nota deve ser tocada.

É uma ferramenta muito útil para aprender a tocar violão.

Vibrato

Refere-se a uma técnica de violão em que a corda é levemente vibrada em uma taxa rápida para produzir um som mais ressonante.

Arpeggio

Isso se refere a uma técnica em que se faz a digitação de um acorde específico.

Ele pode então usá-las para criar uma técnica de solo ou improvisação na música.

Palheta

Este é o pequeno dispositivo que os guitarristas usam para tocar as cordas da guitarra. Geralmente é feito de plástico.

Palmute

Esta é uma técnica em que um violonista usa sua mão de palheta (geralmente a mão direita) para silenciar as cordas enquanto toca para conseguir um tom distinto. É muito popular no mundo do punk rock.

O mundo do violão é composto de muitas outras novas palavras.

É preciso ser capaz de dominá-los ou, pelo menos, ter uma ideia do que elas são, para assim você se capaz de apreciar o maravilhoso e empolgante mundo do violão.

Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a aprender a tocar violão de forma rápida e prática:

O post Aprenda os Jargões do Violão apareceu primeiro em Como Tocar Violão.



source https://comotocarviolao.art/jargoes/

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo as Partes do Violão

Conhecer o nome das partes do violão é essencial para quem está aprendendo a tocar esse instrumento, e é por isso que vamos conhecer mais sobre isso no artigo de hoje. O violão é conhecido por muitos como um instrumento clássico e, na prática é usado como o instrumento musical base na música popular em todo o mundo. Agora, vamos aplicar um pouco do que aprendemos até aqui no site e conhecer este magnífico instrumento conhecendo suas partes: As partes do violão: 1. Cabeça ou Mão. É a parte mais extrema do violão, ligada ao braço e onde ficam as tarrachas. 2. Tarrachas. As tarrachas são pequenas peças, de metal ou plástico duro, ficam na cabeça do violão e permitem afinar as cordas do violão. 3. Pestana. Esta é uma pequena tira de material duro que suporta as cordas na ligação onde o braço se une à cabeça. A pestana pode ser feita de plástico, osso, grafite, latão ou qualquer outro meio duro e recuado de modo a fixar as cordas em posição. A pestana atua como um dos vários pontos...

Como Praticar Mudanças de Acordes

Existem poucas pessoas no mundo que podem aprender uma habilidade imediatamente e se tornar um mestre sem ter tempo para praticar. Geralmente, consideramos essas pessoas gênios ou prodígios. Para o resto de nós, dominar uma nova habilidade requer muito tempo e muito esforço. Também é preciso muita dedicação, porque às vezes o intervalo de tempo entre iniciar e tornar-se proficiente pode parecer inteiramente muito longo. Quando se trata de aprender a tocar um instrumento musical , a prática é incrivelmente vital. Há muita pouca chance de que, na primeira vez em que você pegar um violoncelo ou sentar ao piano, seja capaz de emitir um som que se assemelhe a música. Mas com um pouco de tempo e esforço e as instruções corretas, você logo descobrirá que sua prática valeu a pena. Isso é verdade se você toca um instrumento clássico ou deseja aprender a tocar violão. Há um velho ditado na comunidade musical que você toca da maneira que pratica. Essencialmente, isso significa que, se vo...