Pular para o conteúdo principal

Conheça a Estrutura dos Acordes

Esse artigo traz instruções simples para você aprender facilmente a estrutura dos acordes do violão.

As habilidades técnicas de harmonia não são um requisito essencial para apreciar a música, mas o músico amador e o ouvinte devem estar cientes de que a harmonia é um elemento da estrutura dos acordes da guitarra.

Você precisa considerar alguns princípios básicos de harmonia para conseguir usar todos os recursos necessários para se dar bem na formação de acordes.

A importância da harmonia na formação de acordes

A harmonia como elemento teórico é mais complexo e exerce maior influência nesse conhecimento específico do que o ritmo e a melodia.

Analisando a história da música, é possível perceber que o estudo da harmonia é praticamente inexistente em culturas primitivas.

Além disso, é um estudo relativamente tardio na história da música e se desenvolveu principalmente na civilização ocidental.

A harmonia é um elemento musical baseado na combinação simultânea de notas (além das notas sucessivas de uma melodia) que é basicamente o fundamento essencial da formação de acordes.

E essa é a definição de acorde: uma combinação de três ou mais sons, ou notas, tocados simultaneamente e percebidos como um todo é chamado de acorde.

Alguns princípios rudimentares ajudarão você a entender a natureza da construção de acordes convencionais.

Formação de acordes no violão

Entenda o que é a tríade

O acorde mais simples é chamado de tríade, que consiste na combinação de três notas.

Podemos fazer uma tríade tocando a nota tônica de uma escala específica e adicionando outras duas notas de acompanhamento usando graus alternativos dessa escala.

Por exemplo, se começamos com a nota C como “do”, o tônico principal, obtemos a tríade Dó, Mi e Sol que são, respectivamente, os graus 1º e 3º e 5º.

No caso do violão, as notas de um acorde podem ser organizadas em uma ordem diferente e podem repetir uma oitava mais alta ou mais baixa de uma ou duas notas, sem alterar a natureza essencial do acorde.

Por esse motivo, geralmente vemos acordes como C/E (primeira inversão da tríade principal Dó com o timbre da corda Mi como baixo) ou C/G (a segunda inversão da mesma tríade com a nota G como baixo).

No século 20, compositores de música ampliaram o vocabulário de acordes com meios adicionais de construção para obter efeitos mais coloridos e complexos.

Embora métodos de formação de acordes adicionais tenham sido introduzidos, a música pop, rock e jazz modernos seguem a forma convencional de construção de acordes de tríades.

De acordo com a organização da melodia da música, a formação de acordes pode, portanto, assumir qualquer posição no braço do violão, desde que a tríade base seja respeitada e tocada de acordo.

Depois de entender o acorde maior, vamos dar uma olhada na contraparte paralela que é o acorde menor.

Se a terceira nota ou terceiro grau da tríade principal for modificado diminuindo para um semitom, a tríade resultante é C, Eb e G, e isso é exatamente a tríade menor.

Então assim quando vir os nomes da formação dos acordes, temos então como base do nome o acorde principal maior.

Porém os dados acrescentados são os modificadores de acordo com as notas que forma modificada ou alterada em razão do acorde maior principal.

Por exemplo, o acorde de C é simplesmente o acorde de Dó maior. O acorde Cm, com o acréscimo significa o acorde de Dó menor. Já o acorde Cm7 é o acorde de dó menor acrescentando a sétima.

Concluindo a Estrutura de Acordes

Então, resumo ao que vimos hoje, a formação de acordes é base da teoria de harmonia da música, que consiste na junção de mais de uma nota de uma escala.

Mas existe muita coisa a estudar no assunto no de formação de acordes que podem ser complementados com base no que vimos aqui.

Com certeza se você se adiantar e estudar mais esse assunto vai se tornar um músico melhor em vários aspectos do estudo do violão.

Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a aprender a tocar violão de forma rápida e prática:

O post Conheça a Estrutura dos Acordes apareceu primeiro em Como Tocar Violão.



source https://comotocarviolao.art/estrutura-acordes/

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violão de e

Quais são os Diferentes Tipos de Violão

Existem diferentes tipos de violões que estão disponíveis no mercado para diferentes violonistas. Violões são diferentes em termos de “tocabilidade”, aparência geral e qualidade de som. Aqui estão alguns dos tipos de violões que os violonistas ou aspirantes a violonistas podem escolher: Violão acústico Se alguém quiser ir para o mundo do violão , você pode começar a aprender com um violão acústico . Os violões acústicos são dependentes de suas estruturas e formas do corpo em sons ressonantes. Ao contrário dos violões elétricos mais modernos e das guitarras, eles não dependem de outros dispositivos externos para fazer sons. As vibrações naturais das cordas são ressonadas pelo corpo do violão . Os violões acústicos são geralmente feitos de madeira. O braço é feito geralmente do mogno e a placa do traste é feita do bordo. Há muitos tipos de violões acústicos, aqui estão alguns deles: 1) Violão Clássico Os violões clássicos são muito populares. São geralmente o violã

Aprenda os Jargões do Violão

Para as pessoas que estão começando a aprender a tocar violão podem se deparar com algumas palavras que parecem estranhas à primeira vista. Por isso, para você se familiarizar com os assuntos e entender o que está sendo falado, é muito importante conhecer os jargões do violão para não ficar perdido em nenhuma conversa. Nós sabemos o quanto o violão é um instrumento popular e podemos ver isso em todas as estações de rádio, TV e internet que a grande maioria das músicas possuem um violão como base. Quase todos os tipos de música na cultura pop moderna têm alguma influência do violão de uma maneira ou de outra. E essa popularidade leva influências do jargão do violão para vários instrumentos e teoria da música. Por isso, é vital importância que os novatos se dediquem em conhecer as palavras do violão e isso irá te ajudar a compreender melhor todo o meio da música. Do que é composto o jargão do violão As palavras que compõem o jargão do violão possuem várias origens diferentes e